Memória de vítimas de acidente de trabalho é lembrada com ‘panfletaço’ em Maceió

por Redação

Ação visa educar população sobre a importância de ter hábitos seguros durante a carreira profissional.

Para comemorar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) organizou em parceria com diversas entidades, na manhã deste domingo (26), na Orla de Pajuçara, um “panfletaço” sobre a importância de ter hábitos seguros durante a carreira profissional.

(foto: Alagoas 24 Horas)Com cerca de 641 mortes registradas no Brasil, o trabalhador está mais vulnerável do que comumente pensa. Em Alagoas, em 2015, uma morte foi registrada. O fato ocorreu neste mês quando um homem foi atropelado por uma caçamba no Benedito Bentes II. “Se formos levar em conta os acidentes que não são notificados para gente esse número sobe e muito, mas o ideal é que não houvesse nenhum”, alerta Aristeu Salvador, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Alagoas (SINTEST-AL),

A ação na Orla Marítima é realizada também em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e tem o objetivo de educar a população sobre os principais riscos e direitos do trabalhador durante a execução de suas tarefas. “Nós damos cartilhas aqui com orientações fornecidas pelo MPT [Ministério Público do Trabalho] de modo que as pessoas possam prevenir acidentes e abusos. O trabalhador deve entender que ele vai trabalhar para ganhar a vida e não para perdê-la”, diz o presidente Aristeu Salvador (foto).Aristeu Salvador (foto: Alagoas 24 Horas)

Para isso, folhetos com informações sobre o que é estágio, carga horária e trabalho escravo – comumente observados em empregos que não possuem carteira assinada – também são fornecidos. “O pessoal não conhece muito os direitos e acha tudo normal, mas isso é cultural do brasileiro”, diz. (sic).

A programação pelo Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho prossegue no dia 28, com panfletagem no Shopping Maceió. E, na quarta-feira (29), o evento será na Secretaria de Defesa Social, onde haverá distribuição de material educativo, palestra, ações de promoção à saúde e apresentação de coral.

Milton Rodrigues, com Assessoria

 



Categorias

Siga @abrilverdeoficial no Instagram