Guarapuava quer reduzir acidentes de trabalho

por Redação

Criação da delegacia regional do Sintespar é prioridade

Guarapuava se prepara para uma série de atividades que visam conscientizar empregadores e trabalhadores para a redução no número de acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. Uma das iniciativas é a luta pela implantação da delegacia regional do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintespar), na cidade.

Embora a concentração esteja marcada para 28 de abril, dia dedicado internacionalmente em memória às vítimas de acidentes de trabalho, o Sindicato pede a adesão das empresa públicas e privadas à campanha Abril Verde, uma articulação nacional que busca melhorias das condições de trabalho e de saúde no âmbito das empresas. A iniciativa é do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná (Sintespar). O presidente do Sindicato, Adir de Souza, disse que a intenção do movimento é que seja uma ação coordenadaentre a sociedade civil chamando a atenção para os altos indices de acidentes fatais e sequelas decorrentes de atividades laborais. “O Abril Verde é mais do que uma data, é um momento de alerta que deve repercutir em todas as esferas”.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Emmanuel de Andrade Lima, o mês foi escolhido por conter duas datas importantes. “Nesta terça feira, dia 07, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho”.

No dia 28 de abril, a programação será concentrada no Centro da cidade, com passeata, conscientização, divulgação do Abril Verde. “Esse dia foi escolhido porque em 1969, uma explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos e 78 trabalhadores morreram. O verde  porque é a cor que representa a saúde, a segurança no trabalho”, explica Emanoel.

Texto: Cristina Esteche

Fonte: Rede Sul de Notícias



Categorias

Siga @abrilverdeoficial no Instagram