Abril Verde alerta para a prevenção de acidentes de trabalho

por Redação

O mês de abril não é mais o mesmo. Agora é verde! Verde para a prevenção de acidentes de trabalho.
De acordo com o técnico em segurança no trabalho, Wellington Tavares Araújo, os riscos existem, são muitos, bem como as formas de prevenção. Assim, foi criado o Projeto Abril Verde, que tem por foco principal destacar a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O mês foi o escolhido em memória dos 78 mineiros que perderam suas vidas, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, em 1969.
O criador da campanha é o presidente do Sindicato dos Técnicos em Prevenção e Segurança no Ambiente de Trabalho do Paraná (PR), Adir Sousa. De acordo com Araújo, anualmente são registrados no país, em média, 700mil acidentes de trabalho, que geram gastos que ultrapassam a ordem dos R$10milhões. “Data registrada oficialmente pelo calendário nacional, tem na prevenção uma importante causa, celebrar uma transformação que deve ser social, humanitária e, acima de tudo, prevencionista”, destaca.
Ele explica que no dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. “Nesse dia nós lamentamos aqueles que morreram. No entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete de que todos os níveis de governo são fundamentais para fazer mais pela saúde e segurança e vigorosamente julgar as violações quando um trabalhador é morto ou gravemente ferido. É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho”, defende.
Araújo diz que a mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho com o objetivo maior de reduzi-los, assim como os agravos à saúde do trabalhador e envolver a sociedade, os órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. “Apoiar essa iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com a troca de informações é que se pode favorecer uma cultura de celebração da vida e saúde no ambiente de trabalho”, finaliza.
texto: Frederico Queiroz | foto: Valter de Paula

Fonte: Câmara Uberlândia



Categorias

Siga @abrilverdeoficial no Instagram